🎲 Jogo: Bingo das Imagens e Letras
👶 Público-alvo:
Crianças em fase de alfabetização (Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental).
🎯 Objetivo:
Estimular o reconhecimento das letras do alfabeto, a associação som-letra e o desenvolvimento da consciência fonológica de forma lúdica.
📦 Materiais:
- Cartelas (duas versões):
▪ 30 Cartelas com figuras (sem nomes escritos)
▪ 32 Cartelas com letras do alfabeto
- Fichinhas com letras (para sorteio
- observação: Os Marcadores podem ser feitos de tampinhas, fichas coloridas, pedacinhos de papel, etc.
🧩 Formas de jogar:
✅ Versão 1 – Cartelas com imagens
Objetivo: Associar o som da letra à imagem correspondente.
- Cada criança recebe uma cartela com imagens variadas.
- O educador sorteia uma letra do saquinho.
- As crianças observam se alguma das figuras começa com o som da letra sorteada.
- Se sim, marcam a imagem correspondente.
- Vence quem completar a cartela, uma linha ou coluna (conforme o combinado).
📌 Exemplo: Letra sorteada: B → criança marca a figura da bola, se houver na cartela.
🔠 Versão 2 – Cartelas com letras e imagens como apoio
Objetivo: Identificar a letra inicial a partir de uma palavra ou figura.
- Cada criança recebe uma cartela com letras.
- O educador sorteia uma letra e diz uma palavra (ou mostra uma figura) que começa com aquela letra.
- A criança identifica a letra inicial e procura na sua cartela.
- Se tiver, marca.
- Vence quem completar a cartela ou uma linha.
📌 Exemplo: Letra sorteada: M → educador diz: “melancia” → criança procura a letra M na cartela.
🔡 Versão 3 – Cartelas com letras (jogo direto com as letras)
Objetivo: Trabalhar o reconhecimento visual das letras do alfabeto.
- Cada criança recebe uma cartela com letras.
- O educador sorteia uma letra e diz em voz alta.
- As crianças observam se a letra sorteada aparece em sua cartela.
- Se sim, marcam.
- Vence quem completar a cartela, uma linha, coluna ou diagonal.
📌 Exemplo: Letra sorteada: A → a criança procura e marca o A em sua cartela.
📝 Dicas para a prática:
- Combine previamente com o grupo o tipo de vitória (linha, coluna, diagonal ou cartela cheia).
- Use imagens claras e palavras do vocabulário infantil.
- Pode-se usar o jogo como atividade coletiva ou em pequenos grupos.
- Varie os modos de jogo ao longo das semanas para reforçar o conteúdo sem cair na repetição.